quinta-feira, 17 de novembro de 2011

É HORA DAAA LEITURA!!!!!!

Salas superlotadas, desinteresse, pouca participação da família, indisciplina, violência, pouco reconhecimento, desvalorização..... nossa, se eu fosse enumerar todos os problemas que vejo na educação essa leitura ficaria enfadonha. Há muitas coisas que não só me deixam insatisfeita como são pedras no caminho do desenvolvimento da escola e, consequntemente, das crianças. Mas estou escrevendo aqui hoje para contar um pouco de uma atividade que adoro realizar com meus alunos da Escola Municipal Bernardino de Souza Pereira, e que, por mais que todo o contexto contrarie, dá muito certo: A Hora da leitura.



Desde que cheguei aqui, há cinco anos, tento trabalhar com literatura. Acredito que meu objetivo principal nas aulas de língua portuguesa é o de formar leitores; críticos, conscientes, assíduos, fanáticos, não sei, mas leitores que reconheçam o prazer e a importância da leitura. Em 2009, aqui mesmo no blog da escola, contei uma outra experiência com leitura bem sucedida, devido à febre da saga Crepúsculo, cuja leitura influenciou positivamente no aprendizado da turma, e esse resultado se refletiu fora do contexto escolar, como a boa nota na prova do Saresp do mesmo ano. Sobre esse trabalho foi feita uma matéria publicada no site oficial da Prefeitura Municipal de Itanhaém.


Tal experiência tornou-se um hábito, embora na escola não haja exemplares suficientes para que toda a turma leia o mesmo título. Por isso, ao longo do tempo, consegui um armário que pudesse ser colocado em um espaço onde eu pudesse ler com os alunos. Nesse armário, que carinhosamente foi apelidado de ‘da fantasia’, coloquei diversos títulos da biblioteca, os quais li durante esses anos. Assim, posso fazer as orientações de leitura de acordo com o gosto e nível de cada aluno.


Vocês podem não acreditar, mas meus alunos pedem por aulas de leitura. Sei que muitos gostam por ser um momento de silêncio em que eles podem pensar na morte da bezerra, mas penso que talvez, mesmo esses, lendo uma página aqui, outra ali, podem acabar baixando a guarda para esse hábito.


Como acompanho os alunos durante a 5ª e 6ª série, vejo o avanço de muitos. Alunos que nem chegavam perto de livros sem grandes ilustrações e letras enormes, hoje lêem narrativas longas.


Essas aulas são muito mais proveitosas que qualquer explicação ou escrivinhações gramaticais. Aqui, os alunos vêm até mim para sanar suas dúvidas de vocabulário, estrutura do texto, organização da narrativa, pontuação. Eles vêem como a língua funciona na prática, aprendem a solucionar suas dúvidas por si mesmos, porque me vêem consultando o dicionário ou lendo um trecho maior do livro pra entender o contexto. Eles se familiarizam com tudo que explico naqueles exercícios "chatos" e muitas vezes descontextualizados da apostila.


Também sempre há algum aluno mais aflito que no meio do silêncio solta: “Nada a ver esse livro! Não tem nada de bolsa amarela aqui!!” (A bolsa amarela, Ligya Bojunga). Muitas vezes nem sou eu quem respondo. Um colega que já tenha lido diz: “Calma, cabeção!! Ela vai aparecer, a Raquel vai ganhar a bolsa.” E outro ainda completa: “Mó pirado esse livro.”


Há momentos que eles leem em duplas ou trios o mesmo título, geralmente algum que fale sobre sexualidade ou as primeiras experiências amorosas, é uma maneira de compartilharem angústias, medos e dúvidas, porque experimentam vivências de outros.


Em uma dessas aulas, quando meus 32 alunos da 6ª A estavam lendo no mais absoluto silêncio, um aluno próximo a mim me segredou: “Impressionante, professora, essa sala só fica quieta nas aulas de leitura”. Eu olhei bem pra todos e respondi: “É porque os livros são mágicos”.

 
Professora Raquel Santos Zandonadi

Confira outro post relacionado clicando aqui!!!

40 comentários:

  1. Pessoal para comentar é bem simples. Basta clicar em comentarios.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito das suas colocações. Parabéns professora! Sou sua fã desde seu projeto "Crepúsculo" :-)

    ResponderExcluir
  3. Beatriz Gomes Oliveira22 de novembro de 2011 às 09:13

    O livro que eu li, se chama A estranha madame Mizu, da autora Thierry Lenain. O livro fala de uma menina chamada Zoe, que morava em um apartamento com seus pais, mas eles eram muito ocupados e não davam atenção para ela. Zoe ficava muito sozinha em casa, ela tinha medo de sua vizinha do andar de cima , a Mizu, uma pobre velhinha que Zoe achava que era bruxa.
    Zoe sonhava com muitas coisas que Mizu poderia falar para ela, só que ela pensava que era tudo real.
    Esse livro é muito legal, pois cada vez que você lê, fica mais legal e mais divertido, e muito curioso, eu realmente recomendo para todas as faixas de idades.

    ResponderExcluir
  4. Natalia Valentim Correia22 de novembro de 2011 às 09:15

    TERRA LAMPIÃO E BARONESA
    O LIVRO LAMPIÃO E BARONESA CONTA QUE UM MENINO QUE SE CHAMAVA VIRGULINO FERREIRA DA SILVA VIU SUA FAMÍLIA SER MORTA INJUSTAMENTE .
    ENTÃO VI RGULINO FEZ UM GRUPO DE CANGA SEIROS E ASSIM RECEBEU O APELIDO DE LAMPIÃO . ESSES CANGASEIROS ENFRENTARAM OS POLICIAIS , COM 17 ANOS LAMPIÃO FOI PRESO, DEPOIS DE ALGUNS TEMPOS OS IRMÃOS DE LAMPIÃO O SOLTARAM, FAZENDO ASSIM UMA DESPUTA ENTRE OS POLICIAIS E O BANDO DE LAMPIÃO . DEPOIS DE MUITO TEMPO , NESSA GUERRA ENTRE POLICIAIS , ELE ACABOU ENCONTRANDO UMA MULHER, LINDA CHAMADA MARIA BONITA , E ASSIM ELE COMEÇOU A NAMORA-LA
    EU GOSTEI MUITO DESSE LIVRO E RECOMENDO A LER.

    ResponderExcluir
  5. Leonardo Ramos Capelli22 de novembro de 2011 às 09:17

    O livro "1001 fantasmas" da autora Heloisa Pieto, conta da historia de Victor , um garoto esperto que os pais foram viagar e ele ficou com o Tio Ademar, que na verdade era um imspostor , que tem a ajuda de uma mulher ruiva. Os dois tentam pegar a energia de Victor. Para se livrar dessa enrascada ele recebe ajuda da 1001 fantasmas, uma agência de “caça fantasmas”.
    Caro leitor do blog, eu, Leonardo Ramos Capelli, confesso que me apaixonei pelo livro. Por toda essa impogação indio esse livro para vocês caros leitores.


    Agradecimentos : agradeço a professora Raquel a me “enprestar” o livro. Vlw!! Prof. Raquer Te Adoro

    ResponderExcluir
  6. Luiz Henrique Proença da Silva22 de novembro de 2011 às 09:18

    Clara Rosa Quer Uma Chance, é o nome do livro que eu li, um livro muito legal que conta a historia de uma menina quer que sua mae termine o seu namoro pra voltar com seu pai. Mas para isso ela arma varia coissas.
    O preblema desse livro é que não tem o climax legal.

    ResponderExcluir
  7. O livro “ Lua Nova “ da escritora Sthephienie Meyer, fala de um casal apaixonado, que se separaram e com o desenrolar da historia voltam.
    Fala de uma menina chamada Bella que ama Edward, um vampiro, eles irão passar varias situações juntas. Leiam esse livro e confiram as emoções que ele promete.
    Eu recomendo esse livro, ele é muito bom.
    Quem me recomendou e me emprestou o livro foi a professora Raquel.

    ResponderExcluir
  8. "SAGA ANIMAL"
    Cachorro,gato,macaco,largarto,coelho,e muito mais nesse livro super,hiper,hiper,mega fantástico,que conta a história de um menino,que seu maior sonho era um dia ter um animal de estimação dentro de sua própria casa.
    Mas senpre que ele conprava um bichano,sua a mãe mandava ele devolve-lo,aonde tina efetuado a compra.
    Nesse vai e volta,de compras e devoluçãoes,ele faz grande amizades com animais,e aprende uma grande lição:'Animal tem que viver solto".
    Bom recomendo esse livro para você leitora e leitor,que esta enteressado de ler um livro bacana,legal e divertido!!!
    És a pergunta:'porque eu peguei esse livro?"
    Sinplesmente por a capa ser cahamtiva,e pelo resumo interessante ao verso do livro.

    BOA LEITURA!!!

    ResponderExcluir
  9. Anna Beatriz Borel Ferreira22 de novembro de 2011 às 09:21

    O nome do livro que eu li é “Pippi a Bordo”.
    Conta de uma menina chamada Pippi, que é uma criança que não conhece seu pai e mora sozinha com seu macaco e seu cavalo.
    Ela tem dois melhores amigos que tem muitas aventuras.
    Recomendo para todos, porque é muito legal, já faz tempo que li e nunca esqueci, vocês leitores também nunca irão esquecer, se perguntassem qual livro eu mais gostei, falaria esse !

    Anna Beatriz
    Borel Ferreira.

    ResponderExcluir
  10. Eclipse
    Gostei bastante do livro “ Eclipse “ por que é 3 em 1: romance, suspense e ação, pena que eu não consegui ler inteiro, apenas li um pouco, mais da metade, faltou umas 30 paginas. Agradeço a professora Raquel por ter me emprestado.
    Eu recomendo para todos os leitores que buscam aventura e emoção. É em Forks que acontece tudo e mais um pouco

    ResponderExcluir
  11. Larissa Ribeiro da Silva22 de novembro de 2011 às 09:23

    O livro que eu li se chama “ Planeta Corpo”, eu o achei muito legal, vou fazer um pequeno resumo sobre ele.
    O personagem era um desenhista que desenhava coisas sem noção, que não tinha lógica, todo dia ele desenhava. Um dia, ele não tinha o que desenhar, nem fazer, então começou a desenhar uma boca bem grande e essa boca o engole e ele faz uma viagem dentro do corpo humano com a amiga Ema.
    Se quiser saber mais é só pegar o livro com a Professora Raquel na escola Bernardino de Souza Pereira em Itanhaem, o Berna.
    Agradesso a professora por essa oportunidade e você leitor de todo o Brasil espero !!
    Ficou muito agradecida pela a oportunidade.

    ResponderExcluir
  12. Eclipse
    Gostei bastante do livro “ Eclipse “ por que é 3 em 1: romance, suspense e ação, pena que eu não consegui ler inteiro, apenas li um pouco, mais da metade, faltou umas 30 paginas. Agradeço a professora Raquel por ter me emprestado.
    Eu recomendo para todos os leitores que buscam aventura e emoção. É em Forks que acontece tudo e mais um pouco

    ResponderExcluir
  13. O livro que eu li foi “A mulher do meu pai”:ele fala de uma menina que se chama Isabela que tem uma irmã chamada Jandira.
    No livro fala o nome do pai dela que é Daniel,e não fala o nome da mãe.Ele e a mãe estão se separando,e a Isabela está passando por um momento muito díficil em casa.Os pais arrumaram outros namorados e a vida dela complica mais ainda,e as vontades dela são iguais a do livro ‘A bolsa amarela” mais as vontades dela não cresiam,como as da personagem Raquel leia este livro você vai gostar.

    ResponderExcluir
  14. O livro “ Lua Nova “ da escritora Sthephienie Meyer, fala de um casal apaixonado, que se separaram e com o desenrolar da historia voltam.
    Fala de uma menina chamada Bella que ama Edward, um vampiro, eles irão passar varias situações juntas. Leiam esse livro e confiram as emoções que ele promete.
    Eu recomendo esse livro, ele é muito bom.
    Quem me recomendou e me emprestou o livro foi a professora Raquel.

    ResponderExcluir
  15. Essa história conta a vida de várias crianças.Suas felicidades,decepissões e suas alegrias.
    A primeira criança conta a história de Cauê,que era um menino solitário, e ele conheceu um menino chamado Caio e depois de suas amizades ele nunca mais ficou só.
    A segunda criança era um menino chamado Luiz Felipe. Ele se achava o melhor em tudo,mas ele era o melhor em matemática, português e em artes menos em uma matéria “educação física”,porque era gordinho e também queria ser o melhor sozinho, na física ele tinha que ganhar com os outros .
    Teve um torneio na escola onde ele estudava , era uma competição de xadrez.Ele ganhou de todos ,menos de Antonio que era o menino mais simples porque estudava em uma escola publica .Depois disso Luiz Felipe nunca mais se achou o melhor e se tornou uma pessoa melhor e mais humilde, e ele via as pessoas com outro olhar .
    E continua as outras crianças ,leia esse livro que tem várias mensagem para ser uma pessoa melhor .

    ResponderExcluir
  16. Felipe de Almeida Santos.22 de novembro de 2011 às 09:26

    "Nashudin" fala sobre um homem que andava sempre feliz, pulando pela cidade.
    Num outro dia esse mesmo cara encontra um grupinho de meninos tristes, sem nada para fazer, então ele conta uma historia para eles e no final faz com que cada um deles temte descobrir como que acaba a historia. quem descobrisse o final iria ganharar um premio. todos dano a resposta errada e assim vai passando a historia até ele achar outros grupos.
    E com essa leitura eu lembrei de várias coisas que paresiam com as coisas que aconteceram no meu passado. E também um pouco sobre como lidar com as pessoas. A autora é a Regina Machado , ela é muito boa.

    ResponderExcluir
  17. O livro fala do pai, da filha,do poeta, do bebê e da mãe, o livro se chama “família composta , do autor Domingos Pelligriry
    Conta a história de uma família super
    Bagunçada, o pai não gosta do namorado da filha, porque os dois tiveram um filho, o namorado da filha diz que foi obrigado ficar com a filha dele e não se prevenir.
    Meu amigo, se eu fosse você, leria esse livro, é muito interessante, eu te recomendo esse livro.
    Leia é que muito legal

    ResponderExcluir
  18. Larissa Ribeiro da Silva22 de novembro de 2011 às 09:27

    O livro que eu li se chama “ Planeta Corpo”, eu o achei muito legal, vou fazer um pequeno resumo sobre ele.
    O personagem era um desenhista que desenhava coisas sem noção, que não tinha lógica, todo dia ele desenhava. Um dia, ele não tinha o que desenhar, nem fazer, então começou a desenhar uma boca bem grande e essa boca o engole e ele faz uma viagem dentro do corpo humano com a amiga Ema.
    Se quiser saber mais é só pegar o livro com a Professora Raquel na escola Bernardino de Souza Pereira em Itanhaem, o Berna.
    Agradesso a professora por essa oportunidade e você leitor de todo o Brasil espero !!
    Ficou muito agradecida pela a oportunidade.

    ResponderExcluir
  19. Larissa Ribeiro da Silva22 de novembro de 2011 às 09:29

    O livro que eu li se chama “ Planeta Corpo”, eu o achei muito legal, vou fazer um pequeno resumo sobre ele.
    O personagem era um desenhista que desenhava coisas sem noção, que não tinha lógica, todo dia ele desenhava. Um dia, ele não tinha o que desenhar, nem fazer, então começou a desenhar uma boca bem grande e essa boca o engole e ele faz uma viagem dentro do corpo humano com a amiga Ema.
    Se quiser saber mais é só pegar o livro com a Professora Raquel na escola Bernardino de Souza Pereira em Itanhaem, o Berna.
    Agradesso a professora por essa oportunidade e você leitor de todo o Brasil espero !!
    Ficou muito agradecida pela a oportunidade.

    ResponderExcluir
  20. Larissa Ribeiro da Silva22 de novembro de 2011 às 09:30

    O livro que eu li se chama “ Planeta Corpo”, eu o achei muito legal, vou fazer um pequeno resumo sobre ele.
    O personagem era um desenhista que desenhava coisas sem noção, que não tinha lógica, todo dia ele desenhava. Um dia, ele não tinha o que desenhar, nem fazer, então começou a desenhar uma boca bem grande e essa boca o engole e ele faz uma viagem dentro do corpo humano com a amiga Ema.
    Se quiser saber mais é só pegar o livro com a Professora Raquel na escola Bernardino de Souza Pereira em Itanhaem, o Berna.
    Agradesso a professora por essa oportunidade e você leitor de todo o Brasil espero !!
    Ficou muito agradecida pela a oportunidade.

    ResponderExcluir
  21. Titulo: Leocadio autora: Alina Perlman
    O livro que eu mais gostei foi ‘’Leocadio’’, porque tem aventura. Eu vou contar um pouquinho para vocês.
    Bom eu gostei dele porque eu achei interessante.
    Um dia, o homem do circo chegou na mata e encontrou um leão e era o Leocadio, o homem do circo escolheu ele porque faltava um leão no circo.
    Ele disse que ia pensar. No dia seguinte ele foi no circo e queria ficar para comer do bom e do melhor.
    Depois ele fez várias apresentações e ele tinha tudo que você pode imaginar.
    E então depois ele enjoou de ter, tudo ficou com saudade da mata, e ele foi embora do circo.
    E eu amei esse livre e foi o melhor livro que eu já li.

    ResponderExcluir
  22. Eu achei o livro muito legal, o nome do livro que eu li é Canudinho para dois. É uma historia muito legal, se você ler você vai gostar , vai ter muito mistério ,suspense ,tristeza,paixão.

    ResponderExcluir
  23. Eu gostei de ler o livro. “Uma historia de amor”, fala de Helena e Henrique, eles se apaixonaram guando pequenos e desde então vivem um amor intenso, com muitas dificuldades, pois Henrique perdeu sua mãe quando adolescente , mais com muita coragem começa a subir na vida .
    Mais ate que um dia Helena vai embora e deixa Henrique para trás .
    Mais como dizem o amor e mais forte do que tudo, e decidido, Henrique vai atrás de Helena, e eles ficam juntos.
    “Recomendo a todos, é muito legal”

    ResponderExcluir
  24. Alexia Giorni Rodrigues30 de novembro de 2011 às 08:11

    O livro que eu mais gostei de ler foi ‘’Depois daquela viagem’’, gostei desse livro, pois, fala sobre uma história real, de uma menina chamada Valeria que aos seus 15 anos teve seu primeiro namorado e sua primeira relação sexual, na qual ele contraiu o vírus HIV.
    Recomendo esse livro para todos, pois fala que uma pessoa soro positivo pode viver normalmente como qualquer outra.

    ResponderExcluir
  25. Alexia Giorni Rodrigues30 de novembro de 2011 às 08:12

    O livro que eu mais gostei de ler foi ‘’Depois daquela viagem’’, gostei desse livro, pois, fala sobre uma história real, de uma menina chamada Valeria que aos seus 15 anos teve seu primeiro namorado e sua primeira relação sexual, na qual ele contraiu o vírus HIV.
    Recomendo esse livro para todos, pois fala que uma pessoa soro positivo pode viver normalmente como qualquer outra.

    ResponderExcluir
  26. Os 1001 fantasma
    Autor heloisa pietro
    O livro que li foi os 1001 fantasmas .
    Fala sobre uma sociedade que e muito antigatamos com poblema com alem e não sabemos que faz quando voce ver uma assobraçao fiquei com muita vontade ler quando li isso
    Voceis tem que ler esse livro ,ela fala sobre assobraçao ,tem suspence terror
    Esse e o tipo de livro que gosto.
    O livro fala sobreuma menina que gosta das historias de Edigar allam poe, que e quanto mais ler mais sua imaginaçao ela tem assim que ela se dervite com as suas imaginaçao

    ResponderExcluir
  27. Eu gostei do livro ‘O velho louco por desenho’ por que é uma historia que fala sobre um menino que vende Paes doces.
    E certo dia um cara estava gritando para o velho
    - Você é louco , Você é louco!
    Então o menino foi na casa do velho para ver se o velho era louco mesmo e ele por acaso o velho gostava de Paes doses e a partir desse dia surgiu uma grande amizade
    Mas acho que falei demais então acho que você deveria ler o livro O que esta esperando para ler o livro? E ele é muito legal

    ResponderExcluir
  28. Giovanni Luis Camargo da Silva30 de novembro de 2011 às 08:19

    Xixi na Cama, Drummond Amorim

    Esse livro combina comigo, por que o personagem faz muitas aventuras, eu gosto de aventuras e de adrenalina, tem uma parte que ele fala que nunca entrou em um banheiro de bar, quando entrou, em banheiro de bar, quando entrou, ficou aterrorisado com tanta sujeira.

    ResponderExcluir
  29. DEPOIS DA QUELA VIAGEM
    Ola ,vou contar um pouco da livro que li na aula da professora Raquel, que foi ``Depois que quela viagem´´.Apersonagem Valeria teve a sua primeira relaçao,com um rapaz que ela se apaixonou e que teve eu viajar , pra o Rio de Janeiro mas nessa viagem ela conheseu outro rapaz e também teve relaçao sexual com ele,e ai por diante ela descubril que tinha aidis ela foi pro medico e não tinha cura,para aidis mais ela nem ligou e cuntinuou fazendo sexo.

    ResponderExcluir
  30. Eu gostei muito do livro Figurinha carimbada, que fala sobre alguns garotos que passaram por situações difíceis.
    Ex: um deles tem um cachorro chamado Tór, que infelizmente pega uma doença muito séria e morre.
    Tem outro, que ele e a família dele sofreram um acidente de carro. E infelizmente a mãe dele não resistiu.
    Esse livro é muito bom, eu recomendo a leitura dele.

    ResponderExcluir
  31. Olá , meu nome é Luana e vou lhes contar um segredinho . Eu li um livro muito bom chamado “Lua nova” , conta no livro que Bella se apaixona pelo vampiro Edward e pelo lobisomem Jacob e fica indecisa entre um ou outro , os dois se odeiam mais a bella não deixa eles brigar , pois ela os ama
    Bom não vou li contar mais nada , porque se não vocês não vou ler , vou me embora , ta beijos

    ResponderExcluir
  32. Juliana dos Santos Barbosa30 de novembro de 2011 às 08:27

    Titulo: O meu livro Autora: Isabel Vieira
    Oi , o meu ano foi legal , as aulas de português também.
    Eu li um livro muito legal, ele se chama ‘’ Em busca de mim’’, este livro fala sobre á história de Bruno, um menino adotado que quer encontrar á Mãe, ele tem uma discussão com á Mãe e o Pai ele foge de casa, e encontra um caminhoneiro e o leva para á baixada santista, lá ele mente que tem 16 anos.
    Lá ele bebe muito e acaba arranjando confusão e o Caminhoneiro leva facada ele foge e dorme em uma praça.
    Depois á tia dele o acha e o leva para conhecer á Mãe, que fica com ele e termina á história na praia.
    Recomendo esse livre para todos.

    ResponderExcluir
  33. David da Conceição Feitosa30 de novembro de 2011 às 08:28

    Eu gosto da aula de leitura porque eu aprendo muito. Eu gostei de ler a história em quadrinhos do Policarpo Quaresma, que foi para uma guerra e lutou muito.

    ResponderExcluir
  34. O livro que eu li nesse ano e que mais gostei foi: “isso ninguém me tira”, de Ana Maria Machado. Esse livro fala de duas meninas que eram primas e melhores amigas, elas se chamavam Dora e Gabriela (Gabi).
    Dora era apaixonada por Bruno, o garoto mais disputado pelas garotas na escola, então Gabi resolve dar uma força para sua prima, só que acabou se apaixonando pelo Bruno.
    Algum tempo depois Gabi descobriu que Bruno gostava dela.
    Meses depois Dora voltou para a fazenda onde morava, pois só estava na casa de Gabi para terminar os estudos.
    Depois que Dora foi embora, começou a surgir um romance entre Gabi e Bruno. Semanas depois Gabi e Bruno começaram a namorar só que os pais dela não aceitaram esse namoro, pois, Gabi sabia que Dora era apaixonada por Bruno.
    A partir disso começaram a surgir vários conflitos até que os pais de Gabi aceitam Bruno.
    E assim vai continuando a linda história de amor dos dois.
    Esse foi um resuminho do livro que eu li, pois, se fosse falar tudinho o que aconteceu na história sem esquecer nenhum detalhe, iam ser páginas e páginas.
    Eu gostei desse livro, pois, esse livro é romântico e eu adoro romance
    Espero que tenham gostado desse resumo e que outros alunos possam ler e gostar desse livro assim como eu gostei.
    Agradeço a professora Raquel por ter me emprestado este e, muitos outros livros que eu já li.
    Recomendo este livro para os outros alunos ler, pois, acho que irão gostar.

    By: Amanda Gabriely _6-a

    ResponderExcluir
  35. RUBENS EGIDIO DOS SANTOS JUNIOR30 de novembro de 2011 às 08:37

    NAMORO ENTRE LIVROS

    Eu já li muitos livros,mas o que mais gostei foi NAMORO ENTRE LIVROS,que conta a história de um garoto chamado Lucas,que tenta namorar uma garota chamada Luiza, lá em Paris,em uma livraria chamada Shakespeare e co,muito famosa,depois ele volta ao Brasil e conhece uma outra garota que se chama Carol,eles se conhecem e namoram.
    Depois de um tempo de namoro, Lucas leva a Carol para sair, eles assistem um filme só que a Carol não gostou do filme e resolve dar um tempo no namoro entre eles e então ele pede uma consultoria feminina . Gostei muito do livro não conseguir ler tudo eu espero que muitas pessoas leia este livro

    Rubens 6 A

    ResponderExcluir
  36. Deus da guerra

    Umguerero chamado: Kreitos ele gureava pra os espartanos.
    Ele tinha um sonho de ser deus da gurra do olimpo.Ele era,
    Como um homem qualquer tinha familia mas um dia,
    o deus do inferno resucitou os inimigos de guerra,
    os mortos vivos mataram a familia de kreitos.
    Ele pediu prara zeus que tornase ele um deus do olipo.
    E zeus aeitou mas om uma ondição que matase os titãs.
    Zeus deu poderes de teremoto

    ResponderExcluir
  37. A décima terceira mordida



    Vampe te tem 12 anos está prestes há fazer 13 anos e não sabe se quer levar sua décima terceira mordida, já que em todos os seus
    Aniversários ela levava uma.
    Era muito importante.
    Como não tinha decido o que fazer ela pensou bem e depois de um tempo ela decide ir em busca da sua décima terceira mordida por que ela ficaria adulta.
    Muito decidida ela pegou seu carro formula um e foi em busca de sua décima terceira mordida. A do rei este livro foi muito interessante. Beijos professora Raquel

    ResponderExcluir
  38. Eu li um livro muito legal e mágico. O livro confidencias, confusões e...garotas ,fala sobre os adolescentes, sobre a perda da virgindade, sobre as aventuras que todos os adolescentes tem dificuldades de enfrentar.
    Mas o mais importante, sobre as paixões da juventude.
    Este livro eu recomendo a todos os jovens.
    BOA leitura.

    ResponderExcluir
  39. Titulo: ‘’Diferente somos todos’’ François Place

    A historia que eu mais gostei foi ‘’diferente somos todos’’.
    Fala sobre uma família muito pobre. Tem uma menina que mente para todo o mundo que é muito rica, mais não é verdade.
    Ela tem uma irmão que tem uma doença síndrome de down,ele gosta muito da Irmã e um dia ele pedio á ela ir ao parque com ele. Quando ela chegou no parque ela vê uma amiga das populares e á irmã dela tem á mesma doença que o irmão dela,então eles fazem amizade e á menina nunca mais ficaram com, vergonha dor irmãos. Por isso que eu gostei desse livro, obrigado professora, e eu gosto muito de você, me ensinou muito , obrigado.

    ResponderExcluir
  40. Rotas fantásticas

    Rotas fantásticas é o melhor livro de terror que eu li além disso tem várias história nesse livro, a minha favorita é a Loira do banheiro.
    Fala sobre três garoto que um dia ouviram a história da Loira do banheiro, um deles acreditava em tudo que ouvia,um deles não acreditava e o outro medo. Na hora da saída um deles viu um garoto pálido.
    E perguntou:
    - O que aconteceu?- O garoto morrendo de medo sussurrou:
    - Que tinha visto a Loira do banheiro.
    No outro dia foi e perguntou como faz para ver a loira, depois ele e os amigos foram e invocaram a loira, elas apareceram no espelho, três lindas loiras uma para cada um deles.
    Até que eles saíram correndo da escola e foram atropelados e foram para o hospital, no quarto deles tinha um espelho e as três loiras acenando para eles.

    Agradecimentos a minha professora Raquel por que se ela não tivesse mi emprestado esse livro eu não ia ter a alegria de ler.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...