terça-feira, 10 de maio de 2011

Abertas inscrições para 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas







Já estão abertas as inscrições para a 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2011). Podem se inscrever estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e alunos do ensino médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais. A inscrição deverá ser feita pelas escolas somente com preenchimento on line da Ficha de Inscrição disponível no site
www.obmep.org.br
até 03 de junho.

O objetivo é estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica. Ainda incentiva o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional. Também busca identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.

Os alunos participantes são divididos em 3 níveis, de acordo com o seu grau de escolaridade: Nível 1 (6º ou 7º ano do ensino fundamental); Nível 2 (8º ou 9º ano do ensino fundamental); e Nível 3 (ensino médio).

A OBMEP será realizada em 2 fases: a primeira consiste na aplicação de prova objetiva (múltipla escolha). Dessa Fase, participarão todos os alunos inscritos por suas escolas.

Já a segunda fase consiste na aplicação de prova discursiva. Para essa Fase, classificam-se 5% (cinco por cento) dos alunos inscritos, pelas escolas, em cada Nível, com melhor desempenho na primeira fase.

A OBMEP premiará alunos, professores, escolas e secretarias de educação. Essa premiação baseia-se exclusivamente no resultado das provas da Segunda Fase. As notas da Primeira Fase não são utilizadas na classificação final. A premiação de alunos totaliza 500 medalhas de ouro, 900 medalhas de prata, 1.800 medalhas de bronze. Além disso, serão concedidos certificados de Menção Honrosa a até 30.000 alunos.

A Olimpíada é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promoção do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Ministério da Educação (MEC).

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...