segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Como as pilhas e baterias são recicladas?


Controle remoto, celular, notebook, MP3 player, tablet, despertador... A lista de objetos que usam pilhas ou baterias é extensa e você provavelmente tem vários deles em casa. Como tudo que é bom acaba, a fonte de vida de todos os eletrônicos portáteis que nós temos também se vai um dia.
Quando uma pilha acaba ou uma bateria se esgota de vez, você precisa de outra. Contudo, os problemas não se encerram apenas com a aquisição de um novo exemplar, pois como esses materiais contém metais pesados que podem contaminar o solo, a água, os animais e inclusive prejudicar a nossa saúde, é preciso descartá-los de maneira correta.
Mas nem quando você leva uma pilha ou bateria até um local especializado em recebê-las o problema se acaba, afinal, ele ainda corre o risco de ir parar em um “lixão”. Porém, fique mais tranquilo. Esses materiais podem ser reciclados para se tornar algo novo e bem menos nocivo a tudo que é vivo na face da Terra.
Como as pilhas e baterias são recicladas?

                                             Processo de Reciclagem

Metais de um lado, plástico do outro

A primeira coisa a ser feita é separar os materiais existentes nas pilhas. Primeiro, as pilhas e baterias são cortadas para que seja removida a sua cobertura, normalmente feita de plástico. Depois de lavados, para que sejam removidos todos os resíduos químicos, os plásticos são encaminhados a empresas recicladoras.

Trituração

Depois do corte das pilhas, as partes metálicas são enviadas a uma trituradora. Ao final, o que resta é um pó de pH neutro e bem menos nocivo à saúde humana. Durante esse processo, o aço também é separado dos demais metais e é encaminhado a recicladoras.

Identificação

Agora é a hora de identificar que tipo de material se encontra em abundância na pilha. São feitos testes e o produto sofre ainda algumas reações químicas, já sendo encaminhando para o uso que vai ter no mercado depois de todo o processo de reciclagem concluído.

Finalização

O pó agora é enviado a um forno e aquecido a 1.300 °C. Depois disso, ele ainda passa por um novo processo de moagem para, então, surgirem como sais e óxidos metálicos. Essas substâncias são utilizadas como pigmento que dá cor a tinhas, cerâmicas e também a fogos de artifício.


Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/curiosidade/17126-como-as-pilhas-e-baterias-sao-recicladas-.htm#ixzz251wGJ2VM

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...