sexta-feira, 29 de julho de 2011

Rio Itanhaém é destaque na Revista UNESP Ciência


 
A matéria mostra o trabalho realizado pelo biólogo Antonio Fernando Monteiro Camargo na chamada “Amazônia Paulista”  
A Revista UNESP Ciência, produzida pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, destacou na edição deste mês de junho grande reportagem sobre o Rio Itanhaém. A matéria, da jornalista Luciana Christante, “Pelas águas da ‘Amazônia paulista’” comparou-o com o Rio Amazonas, um dos maiores do mundo, que possuem características de biodiversidade semelhantes.
A matéria mostra o trabalho do biólogo Antonio Fernando Monteiro Camargo, pesquisador do departamento de Ecologia do Instituto de Biociências da Unesp em Rio Claro. Ele estuda o papel das plantas aquáticas na preservação dos mananciais e é especialista em Limnologia, a ciência que estuda os sistemas aquáticos continentais, como rios, lagos e estuários.
A cada três meses, Camargo e equipe da Unesp passam alguns dias na região coletando material em 22 pontos da bacia hidrográfica do Rio Itanhaém, que ele visita regularmente há 20 anos. O objetivo da expedição é registrar as condições da água corrente, como temperatura e turbidez, e coletar amostras do líquido para futuras análises em laboratório, para conhecer os teores de oxigênio, nutrientes e sais.
Outra matéria sobre a expedição no Rio Itanhaém está no Blog da Unesp Ciência (http://www2.unesp.br/revista/?p=3260), também da jornalista Luciana Christante. A repórter expôs as suas impressões sobre o local que conheceu pela primeira vez. “Sossego pleno. E um rio que visivelmente esbanjava vitalidade. Um rio Negro em miniatura. ‘Caramba, onde é que eu estou? Isso não pode ser tão perto de São Paulo’, eu pensava (...)”.
A reportagem “Pelas águas da ‘Amazônia paulista’” pode ser lida, no formato PDF, no link: http://www.unesp.br/revista/21/estudo-de-campo.

Itanhaém recebe espetáculo itinerante no Centro Histórico a partir deste sábado (30)

No palco montado na Praça Narciso de Andrade, durante os dois dias, haverá atrações para crianças e adultos, apresentadas pelo grupo Abaréteatro


   No palco montado na Praça Narciso de Andrade, durante os dois dias, haverá atrações para crianças e adultos, apresentadas pelo grupo Abaréteatro

   A Cia Abaréteatro traz para Itanhaém no próximo sábado (30) e domingo (31), o projeto Emcena Brasil, que reunirá na Praça Narciso de Andrade uma série de atividades culturais abertas para o público. A iniciativa conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e da empresa Comgás.

   Todas as atividades são desenvolvidas em um palco móvel montado. No sábado (30), a programação começa às 15 horas com a oficina de bonecos. Às 17 horas, acontece a encenação da peça infantil Boi Viramundo. Às 18 horas, é a vez do show musical com o Duo Toca Brasil. Às 19 horas haverá uma sessão de curtas-metragens e em seguida um teatro de mamulengos. Encerrando o dia, às 21 horas, será encenada a peça Belelê Balaio, voltada para o público adulto.

   No domingo (31), a programação começa às 15 horas com a oficina de fantoches de luvas. Às 16 horas, acontece a oficina de contação de histórias e às 17 horas ocorre a apresentação da peça infantil Faz de conta que tem História. Às 18h, ocorrerão shows musicais. Finalizando o fim de semana, às 20h, será apresentada a peça A Noiva do Defunto, para o público adulto.

   Programação:

30/07 – Sábado
Abaréteatro "Grupo EmCena Brasil "
Local: Centro Histórico de Itanhaém – Praça Narciso de Andrade
Horários:
15 horas – Oficina de bonecos
17 horas – Boi Viramundo
18 horas – Duo Toca Brasil
19 horas – Sessão de curtas-metragens e teatro de mamulengos
21 horas – Peça Belelê Balaio

31/07 – Domingo
Abaréteatro "Grupo EmCena Brasil "
Local: Centro Histórico de Itanhaém – Praça Narciso de Andrade
Horários:
15 horas – Oficina de fantoches de luvas
16 horas – Oficina de contação de histórias
17 horas – Faz de conta que tem História
18 horas – Shows musicais
20 horas – Peça A Noiva do Defunto

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...