sexta-feira, 8 de julho de 2011

Biblioteca prepara programação especial para as férias de julho

Serão oferecidas gratuitamente à população as oficinas culturais e produções
de filmes atuais, como os desenhos animados Rio e Toy Story
Nessas férias de julho, a Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim preparou para as crianças e adolescentes uma programação especial repleta de atividades durante todo o mês. De segunda a sexta, a partir do próximo dia 11, serão oferecidas gratuitamente à população as oficinas: Hora do Conto, Colorir (técnica de pontilhismo), E.V.A, Cinebib, artesanato e jornal, além da Exposição – O que Ler nas Férias e Informática (Telecentro).
HORA DO CONTO – A prática de contação de histórias tem a intenção de despertar nas pessoas, o gosto pela leitura de forma divertida e prazerosa. É através dela que enriquecemos o vocabulário, conhecimento e a interpretação.
ARTESANATO E JORNAL – É uma atividade que se concentra na criação de peças derivados de materiais reciclados. E o jornal será um dos grandes contribuintes para a elaboração de objetos como: cesta, porta-copo, vaso e outros.
COLORIR – Através do pontilhismo, o público aprenderá técnicas de pintura saída do movimento impressionista.
E.V.A – Eles aprenderão a confeccionar marcador, bolsa, porta-caneta e capa de caderno. O material é derivado de uma borracha não tóxica, misturada a tecnologia de Etil, Vinil e Acetato.
INFORMÁTICA E CINEBIB – A biblioteca reservou um espaço voltado ao cinema. Aberto ao público, qualquer pessoa poderá assistir aos filmes exibidos. E em cartazes estão: Toy Story, Enrolados e Rio. Além disso, o Telecentro também estará disponível para o uso da internet. 
EXPOSIÇÃO – O QUE LER NAS FÉRIAS – A biblioteca selecionou aos usuários livros de diferentes autores para que estas férias sejam recheadas de histórias e aventuras.
Não fique fora dessa. Para saber mais informações, a biblioteca está localizada na Rua Cunha Moreira, 71, no Centro ou pelo telefone 3426-1477.
Confira a tabela com os dias e horários de cada oficina:
Dia Oficina Horário
11, 13, 15, 18, 20, 22, 25, 27 e 29 Hora do Conto – até 8 anos Das 10h00 às 11h00
12, 19 e 26 Artesanato e Jornal – a partir dos 10 anos Das 15h00 às 17h00
14, 21 e 29 E.V.A – a partir dos 10 anos Das 15h00 às 17h00
11, 13, 18, 20, 25 e 27 Colorir – De 7 a 12 anos Das 15h00 às 17h00
15, 22 e 29 Cinebib As 15h00
Todos os dias Exposição – O que Ler nas Férias Qualquer horário
Todos os dias Informática (Telecentro) Qualquer horário

Fonte: Clique Aqui

_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_

Inscrições para cursos do CETPI





E.M Bernardino de Souza Pereira aplica projeto de leitura e teatro com os alunos

   
                                                  EM. Bernardino de Souza Pereira


   A dramaturgia é a composição de histórias com a interpretação. E a E.M. Bernardino de Souza Pereira pegou carona na encenação para desenvolver junto aos alunos de 5ª a 8ª série o projeto de leitura e teatro. Como forma de priorizar a leitura, as professoras de Língua Portuguesa e Geografia realizam junto aos estudantes atividades que envolvam literatura e técnicas teatrais. 
     De um jeito bem descontraído, as aulas se tornam prazerosas entre os alunos. Isso porque o projeto preocupa-se em mesclar a leitura com as atividades de interpretação. Para a professora de Língua Portuguesa, Márcia Aparecida de Carvalho, o teatro desinibe a timidez e cria nos estudantes o hábito de ler. “Na realidade esse projeto aumentou a sensibilidade deles, porque eles percebem melhor o corpo e o espaço. Começam a ouvir e prestar mais atenção no que está ao seu redor. O projeto os deixou mais concentrados, confiantes e criativos”.
     A iniciativa está sendo desenvolvida há pouco mais de um ano, e ensina alunos a terem o gosto pela leitura, criando assim, um olhar mais crítico sobre o mundo. Já a interpretação ajuda a criar uma melhor desenvoltura para apresentação em público. 
Desde quando iniciou no projeto, Bruna Dias da Cruz da 6ª série se sente mais segura em falar em público. “Faço teatro desde o ano passado, e antes tinha muito medo de fazer apresentação. E hoje, graças ao projeto o medo foi passando”.
     Durante as aulas, os alunos recebem sugestões de livros e assuntos que poderão ser adaptados. Além disso, eles passam por técnicas teatrais, envolvendo a consciência corporal (relaxamento), integração do grupo e criação de cena. 
     Para o final do ano, os alunos elaborarão uma peça teatral com direito a cenário e figurino que será apresentado na escola para a comunidade em geral. 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...