quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Aranha robótica pode ser o salva-vidas do futuro

 



Protótipo do robô aranha (Fonte da imagem: Divulgação Fraunhofer Institute)

Depois das máquinas que substituem os bombeiros nas praias e muitos outros robôs salva-vidas, uma equipe de engenheiros do Instituto de Engenharia de Fraunhofer, na Alemanha, resolveu utilizar a agilidade da aranha para inspirar um robô que pode ajudar pessoas em locais de perigo.

Equipada com câmeras de vídeo e outros sensores, o aracnídeo mecânico poderia se esgueirar por locais de difícil acesso, como escombros de um desabamento, para encontrar pessoas desaparecidas. O robô possui o estilo de locomoção muito parecido com o do animal que o inspirou, mantendo quatro de suas oito patas sempre no chão para maximizar a estabilidade.

Além de sua alta-capacidade de movimentação, o robô aranha ainda mantém a característica de ter um baixo custo na produção, já que utiliza a tecnologia da impressora tridimensional para a construção de suas partes.
Aranhas robóticas no cinema



O conceito de se usar máquinas aracnídeas em missões de busca e reconhecimento já apareceu em obras da ficção antes, como no filme
Minority Report. No cinema, vários robôs-aranha inteligentes vasculham um prédio inteiro para identificar os moradores e encontrar o suspeito, interpretado por Tom Cruise.

Kibo 2.0: Um robô capaz de reproduzir as expressões humanas

 

Enquanto outros robôs estão andando de bicicleta, jogando ping-pong ou até mesmo indo para batalha, o simpático Kibo 2.0 apenas quer ser seu amigo. O Kibo 2.0 é uma evolução do já famoso Kibo, com um corpo atualizado que agora é capaz de dar abraços.

De acordo com o Dr. Mun-sang Kim, um dos responsáveis pelo projeto, explicou que atos simples, como andar em duas pernas, subir e descer escadas, correr e outras ações humanoides foram sempre enfatizados em robôs já criados.

Mas o Kibo, por outro lado, tem um foco mais emocional. O robô é capaz de reproduzir expressões humanas e interagir com as pessoas sentimentalmente. Confira abaixo um segundo vídeo do Kibo 2.0 durante a Robot World 2011 na Coréia do Sul.


Não há nenhuma informação se o robô será comercializado ao público, mas aparentemente esse é apenas um protótipo e deverá ficar nesse nível.

Campanha contra Tuberculose acontece entre os dias 7 e 18 de novembro

Todas as unidades do Programa Saúde da Família e o Centro de Infectologia de Itanhaém (CINI) irão intensificar a busca ativa por pacientes que apresentem sintomas da doença  
A Secretaria Municipal de Saúde realizará entre os dias 7 e 18 de novembro a Campanha contra a Tuberculose. Todas as unidades do Programa Saúde da Família e o Centro de Infectologia de Itanhaém (CINI) irão intensificar a busca ativa por pacientes que apresentem sintomas da doença.
As unidades e o CINI irão atender os munícipes das 8 às 16 horas. Já no dia 17, será realizado o ‘Dia T’ da campanha. A coordenadora do Centro de Testagem e Acompanhamento (CTA) de Itanhaém, Laura Castelo Branco Silveira, enfatiza a importância da campanha para o Município. “Às vezes, a pessoa não sabe que determinados sintomas são típicos da tuberculose. Nosso objetivo é atingir o maior número possível de pacientes”.
TUBERCULOSE – A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, podendo ocorrer também em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges.
Os sintomas mais comuns da tuberculose são: tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo; febre baixa vespertina; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza; e prostração.
Os casos graves apresentam dificuldade na respiração; eliminação de grande quantidade de sangue, colapso do pulmão e acúmulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão) - se houver comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dor torácica.
Confira a relação das unidades:
Unidade de Saúde Endereço
CINI Rua Jacome Farjado, 19, Centro
PSF Belas Artes Rua Henrique Júlio de Lima, 112
PSF Centro Rua Artur Bernardes, 28
PSF Coronel Rua Domingos Perez Domingues, 734
PSF Gaivota Avenida Flacides Ferreira, 500
PSF Grandesp Avenida Walmore de Araújo, 610
PSF Guapiranga Rua Arnaldo Marques Carrera, 391
PSF Loty Avenida Vereador Cassimiro Guimarães Jr., 424
PSF Oásis Rua Estanislau Jerônimo, 418
PSF Savoy Rua Jaime Lino dos Santos, 290
PSF Suarão Rua Padre Teodoro Ratisbone, 650

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...