quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Biblioteca Municipal promove oficina de contação de histórias até sexta-feira (26)

 
Haverá ainda a contação de histórias para as crianças com marionetes dos personagens do livro “As aventuras de Firmina Dalva e seus amigos” 
Ensinar a contar histórias e exercitar a imaginação despertando na criança o gosto pela literatura. Essas e outras técnicas estarão presentes no dia 26, das 8h30 às 12h30, na oficina ‘Iniciação de Contação de Histórias’, destinada aos profissionais da educação. Mais tarde, a partir das 14 horas, será a vez das crianças se encantarem com as histórias narradas por Fernando Rino. O encontro será na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim, na Rua Cunha Moreira, 71, no Centro.
Na oficina, comandada por Fernando Rino, serão apresentadas aos professores, educadores e profissionais da área da educação técnicas de corpo e voz no momento da contação. Elementos que muitas vezes são resgatados em marionetes e fantoches para a caracterização dos personagens.
Haverá ainda a contação de histórias para as crianças com marionetes dos personagens do livro “As aventuras de Firmina Dalva e seus amigos”, da jornalista Érika Freire, marcada para as 14 horas e às 15h30. Além disso, o projeto inclui a doação de 300 livros.
O projeto, aprovado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, (ProAC-ICMS) conta com o patrocínio da empresa Usiminas.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Vestibulinho da ETEC está com inscrições abertas até o dia 25

 
O vestibulinho será realizado no dia 2 de dezembro e os locais da prova serão divulgados no site da escola no dia 26 de outubro 





















     A Escola Técnica (ETEC) de Itanhaém está com inscrições abertas até o dia 25 deste mês para o preenchimento de 240 vagas destinadas ao Ensino Médio e Curso Técnico. A matrícula pode ser feita pelo site www.vestibulinhoetec.com.brA taxa de inscrição é de R$ 25,00 e deverá ser paga na rede bancária.

     O processo seletivo é para o Ensino Médio, integrado a Administração ou Informática para Internet. Já os cursos técnicos têm oportunidades para Informática para Internet, Secretariado, Administração e Meio Ambiente. Vale lembrar que estão sendo disponibilizadas 40 vagas para cada área.

     O vestibulinho será realizado no dia 2 de dezembro. Os locais da prova serão divulgados no site da escola no dia 26 de outubro. Em Itanhaém, a ETEC fica na Avenida José Batista Campos (antigo CEFAN), 1.431, no Anchieta.  Mais informações pelo telefone (13) 3427-1601.

     ENSINO INTEGRADO – A ETEC de Itanhaém está qualificando os alunos ainda no Ensino Médio e integrando ao estudo o Curso Técnico de Administração e Informática para Internet. O aluno permanece em período integral na escola e ao concluir todas as etapas do Ensino Médio, com duração de três anos, é entregue ao formando o diploma de técnico.

Confira os cursos oferecidos:
VagasCurso
40Ensino Médio integrado à Administração
40Ensino Médio integrado à Informática para Internet
40Curso Técnico de Informática para Internet
40Curso Técnico de Secretariado
40Curso Técnico de Administração
40Curso Técnico de Meio Ambiente
 

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Norte do Paraguai possui fósseis dos primeiros animais com esqueleto que já existiram


Norte do Paraguai possui fósseis dos primeiros animais com esqueleto que já existiramIlustração mostra como seriam os organismos fossilizados 

Para os geeks de plantão, o Paraguai sempre foi sinônimo de gadgets baratos. E apesar de a bela Larissa Riquelme ter mudado um pouco essa imagem, o fato é que existem muitos méritos dos nossos hermanos que dificilmente chegam até nós. No campo da paleontologia, por exemplo, o Paraguai tem uma região que tem sido considerada como uma verdadeira “mina de ouro da paleontologia”.

Nos arredores de Puerto Vallemí, um povoado com 9 mil moradores no norte do País, o geólogo brasileiro Lucas Warren explorou as escavações de uma fábrica de cimento e, nelas, descobriu pequenas estruturas alongadas, que medem cerca de 1 cm de comprimento e são muito semelhantes a minhocas. Essas pequenas marcas nas rochas que hoje são estudadas no Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP) são extremamente raras e encontradas em poucas regiões do mundo, sendo fósseis dos primeiros seres vivos com esqueleto que surgiram no planeta Terra.
Norte do Paraguai possui fósseis dos primeiros animais com esqueleto que já existiram

De acordo com a revista Pesquisa FAPESP, o geológo estima que esses animais viveram há 550 milhões de anos e, atualmente, o pesquisador Eric Tohver, que colabora com a pesquisa, tenta estimar a idade das rochas e dos fósseis de maneira mais precisa. Se a idade for confirmada, esses fósseis estarão entre os mais antigos do mundo, ao lado de outros encontrados na Namíbia e na China.

Espécies viviam ancoradas no fundo do mar

De acordo com o artigo, as formas de vida encontradas viviam no fundo mar, ancoradas em sedimentos de uma espécie de “tapete” de cianobactérias, responsáveis por transformar o gás carbônico da água em carbonato de cálcio, a matéria prima do esqueleto desses organismos.
A maior parte dos fósseis encontrados pertece a dois gêneros de animais: Corumbella e Cloudina. Os primeiros foram catalogados três décadas atrás e são encontrados em pouquíssimos lugares. Por enquanto, amostras desses organismos haviam sido recolhidas apenas em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, e na Califórnia, Estados Unidos. Os exemplares deCloudinas teriam vivido em mais lugares, já tendo sido identificados em mais de 10 países.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/ciencia/31414-norte-do-paraguai-possui-fosseis-dos-primeiros-animais-com-esqueleto-que-ja-existiram.htm#ixzz29YY0XVMG

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Observatório chileno descobre exoplaneta similar à Terra


Exoplaneta: o observatório La Silla está instalado a 2.400 metros de altitude, no deserto do Atacama
LosAngeles - Astrônomos europeus descobriram no Observatório de La Silla (norte do Chile) um exoplaneta com características similares à Terra, situado no sistema estelar mais próximo do nosso planeta, informou esta terça-feira o Observatório Europeu Austral (ESO).
"Astrônomos europeus descobriram um planeta com massa similar à da Terra orbitando uma estrela no sistema Alfa Centauri, o mais próximo da Terra", acrescentou o ESO em um comunicado.
O exoplaneta orbita em torno de uma estrela semelhante ao sol, da qual dista a seis milhões de quilômetros, um espaço muito menor entre Mercúrio e o nosso Sol, acrescenta a nota.
A descoberta confirma as especulações dos astrônomos sobre a possibilidade da existência de planetas orbitando ao redor destes corpos, já que seria o local mais próximo onde encontrar um hóspede que pudesse abrigar vida além do sistema solar, informou o ESO.
"Nossas observações se prolongaram durante mais de quatro anos, utilizando o instrumento HARPS, e revelaram um sinal diminuto, mas real", disse Xavier Dumusque, um dos astrônomos que fizeram a descoberta.
Os astrônomos detectaram o exoplaneta graças ao instrumento conhecido como "Buscador de Planetas por Velocidade Radial de Alta Precisão" (HARPS, na sigla em inglês) instalado no telescópio de 3,6 metros do Observatório La Silla.
"É uma descoberta extraordinária e levou nossa tecnologia até seus limites!", acrescentou Dumusque.
O observatório La Silla está instalado a 2.400 metros de altitude, no deserto do Atacama, 1.400 km ao norte de Santiago, e tem 18 telescópios.
Desde 1995, mais de 800 exoplanetas foram descobertas por várias equipes de astrônomos, segundo a nota do ESO.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...