quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Campanha contra Tuberculose acontece entre os dias 7 e 18 de novembro

Todas as unidades do Programa Saúde da Família e o Centro de Infectologia de Itanhaém (CINI) irão intensificar a busca ativa por pacientes que apresentem sintomas da doença  
A Secretaria Municipal de Saúde realizará entre os dias 7 e 18 de novembro a Campanha contra a Tuberculose. Todas as unidades do Programa Saúde da Família e o Centro de Infectologia de Itanhaém (CINI) irão intensificar a busca ativa por pacientes que apresentem sintomas da doença.
As unidades e o CINI irão atender os munícipes das 8 às 16 horas. Já no dia 17, será realizado o ‘Dia T’ da campanha. A coordenadora do Centro de Testagem e Acompanhamento (CTA) de Itanhaém, Laura Castelo Branco Silveira, enfatiza a importância da campanha para o Município. “Às vezes, a pessoa não sabe que determinados sintomas são típicos da tuberculose. Nosso objetivo é atingir o maior número possível de pacientes”.
TUBERCULOSE – A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, podendo ocorrer também em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges.
Os sintomas mais comuns da tuberculose são: tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo; febre baixa vespertina; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza; e prostração.
Os casos graves apresentam dificuldade na respiração; eliminação de grande quantidade de sangue, colapso do pulmão e acúmulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão) - se houver comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dor torácica.
Confira a relação das unidades:
Unidade de Saúde Endereço
CINI Rua Jacome Farjado, 19, Centro
PSF Belas Artes Rua Henrique Júlio de Lima, 112
PSF Centro Rua Artur Bernardes, 28
PSF Coronel Rua Domingos Perez Domingues, 734
PSF Gaivota Avenida Flacides Ferreira, 500
PSF Grandesp Avenida Walmore de Araújo, 610
PSF Guapiranga Rua Arnaldo Marques Carrera, 391
PSF Loty Avenida Vereador Cassimiro Guimarães Jr., 424
PSF Oásis Rua Estanislau Jerônimo, 418
PSF Savoy Rua Jaime Lino dos Santos, 290
PSF Suarão Rua Padre Teodoro Ratisbone, 650

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...