sexta-feira, 1 de agosto de 2014

TRABALHANDO COM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS E GÊNEROS TEXTUAIS!!!

Nesta semana nas aulas de Língua Portuguesa do Prof. Santilho os alunos puderam realizar descobertas significativas acerca da biografia de Monteiro Lobato. Tudo isso faz parte de mais uma das sequencias didáticas realizadas pelo professor. 

Nesta aula os alunos foram direcionados a sala de informática e pesquisaram utilizando a ferramenta de pesquisa Google sobra a Biografia de José Bento Renato Monteiro Lobato (1882-1948) onde puderam descobrir que ele foi um escritor e editor brasileiro. "O Sítio do Pica-pau Amarelo" é sua obra de maior destaque na literatura infantil. Criou a "Editora Monteiro Lobato" e mais tarde a "Companhia Editora Nacional". Foi um dos primeiros autores de literatura infantil de nosso país e de toda América Latina. Metade de suas obras é formada de literatura infantil. Destaca-se pelo caráter nacionalista e social. O universo retratado em suas obras são os vilarejos decadentes e a população do Vale do Paraíba, quando da crise do café. Situa-se entre os autores do Pré-Modernismo, período que precedeu a Semana de Arte Moderna.

A sequência didática "Biografias" é uma das diversas sequências que o professor utiliza neste ano, as demais foram: 6º anos - "Leituras de textos informativos", "Produzindo Narrativas","Descrevendo", "Poemas" (Olimpíadas de Língua Portuguesa); E 7º ano - "Litura de texto informativo", "Notícia e reportagem", "Propaganda e Publicidade", "Memórias Literárias" (Olimpíadas de Língua Portuguesa), "Cartas" e "Biografias". Para o termino do ano o professor ainda pretende trabalhar outras sequências didáticas abordando gêneros textuais, tais como: 6º anos – Fábulas contos de terror, HQ, Relato de memorias, parodia e literatura de cordel. 7º ano – autobiografia, artigo de opinião e correspondência eletrônica.


"Trabalhar com os gêneros textuais é um grande desafio, pois, suas características diferem a forma de escrita e isso pode levar o aluno a uma confusão linguística sem precedentes, trocando escritas e características entre os gêneros. Desta forma, acredito que o trabalho com Sequências Didáticas leva o alunado a uma maior compreensão e significação em sua escrita, concretizando assim seu desenvolvimento escritor e leitor e cumprindo seu papel como agente transformador de sua rede social e cultural, ampliando sua comunicação e interação linguística. As propostas didáticas envolvem muita leitura e pesquisa em diversas fontes, sendo assim o repertório dos alunos vão ampliando-se de maneira contundente e quando precisamos realizar a produção final, tudo está muito fértil na cabecinha deles, tornando essa tarefa mais fácil”. – Prof. Santilho Neto

Resumo fotográfico do ano de 2014 - Aulas de Produção textual - Prof. Santilho 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...